Onde parir na Alemanha? Hospital, casa de parto ou parto domiciliar?
- Irineu Menezes
- 1 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Essa é com certeza uma das perguntas mais frequentes das grávidas na Alemanha. Onde posso parir? Posso parir em casa? Existe outra opção além do hospital? Como saber qual escolher e quando escolher?
Pra começar vou contar um pouco da nossa história. Nosso filho mais velho nasceu no Brasil numa casa de parto humanizado e foi uma experiência muito enriquecedora! Mudamos pra Alemanha (ele tinha 2 meses, falaremos sobre isso num próximo post). Nossa segunda filha foi num hospital bem tradicional de Colônia, uma experiência bem diferente da primeira: Na Alemanha, sem rede de apoio, com a assistência de uma Hebamme, tirei uma licença paternidade de 3 meses e até o puerpério foi um pouco mais suave. A terceira baby veio em um parto hospitalar ambulante, saímos do hospital em menos de 6 horas. Agora indo pro quarto parto (os loucos parideiros) estamos planejando um parto domiciliar.
1) O clássico parto hospitalar
Mais de 97% dos partos na Alemanha acontecem dentro de um hospital ou clínica. É, portanto, o grande clássico. Muitos hospitais possuem uma estrutura de alta qualidade. Para nós brasileiros é, em muitos casos, um luxo. A estrutura hospitalar dos partos é realmente superior a do Brasil. Os Kreißsaal ( as salas de parto dos hospitais) são, em sua maioria, bem equipadas para partos naturais. O atendimento do parto é centrado na figura das Hebammen ( equivalente a parteiras, enfermeiras obstetras ou obstetrizes). Elas trabalham em turno, assim como a equipe de enfermagem e estão ali para auxiliar e monitorar a saúde da mãe e do bebê no parto. A equipe médica também monitora. Geralmente um médico acompanha algumas etapas do parto como a chegada da parturiente, o momento do nascimento e o primeiro exame do bebê: O U1.
Embora a tendência seja para partos normais, existe um crescente aumento no número de cesárias também na Alemanha. Hoje (2022) estima-se que um terço dos partos não sejam por via vaginal.
Além disso, existem algumas indicações reais de cesária, como bebê transversal ou doenças graves. Numa conversa com uma Doula ou com uma Hebamme, você pode se informar sobre os detalhes das indicações reais e como proceder. Sua Ginecologista poderá de dizer exatamente, caso você se enquadre em uma dessas indicações.
Uma modalidade não tão comum de parto hospitalar na Alemanha é o parto ambulante [Ambulante Geburt]. Foi nosso caso no terceiro parto. Entramos no hospital já pre programados para sair o mais rápido possível. Obviamente a liberação médica só acontece caso o parto não tenha nenhuma complicação e mãe e bebê estejam em bom estado de saúde. A liberação então ocorre a partir de 4 horas após o parto.
2) As casas de parto
As casas de parto [Geburtshaus] pode ser considerado um tipo de parto ambulante em ambiente extra hospitalar, ou seja, num ambiente preparado para o parto sem as intervenções típicas de um hospital. A maioria delas nem sequer possui oxitocina artificial ou anestesias para acelerar o processo e diminuir as dores do parto. O acompanhamento se dá quase que exclusivamente pelas Hebammen (são poucas as que possuem médicos de plantão).
A eletividade de um parto numa casa de parto se dá em caso de gravidez de baixo risco. A necessidade de transferência para um hospital é pouco frequente mas existe e há como prevenção uma ambulância ou um serviço de transporte rápido ligando a casa de parto ao hospital mais próximo.
Há geralmente custos operacionais adicionais que não são cobertos pelo seguro de saúde legal da Alemanha
3) O parto domiciliar
Essa é a variante que ainda não conhecemos pessoalmente e que estamos planejando. Na Alemanha é obrigatória a presença de uma parteira em sua casa, caso escolha não ter que ir pro hospital pra dar a luz. Existe um contrato entre as duas partes e também uma taxa de disponibilidade (Rufbereitschaft) que também não é reembolsada pelo seu seguro saúde. No geral é uma opção bastante segura para gravidez de baixo risco e somente por volta de 1% dos partos iniciados em casa terminam com alguma complicação no hospital.
E você, ja escolheu o seu?
Comentarios